Fazer um bom recrutamento e seleção passa então a ter uma importância ainda maior, pois busca-se encontrar a pessoa certa para vaga certa. Uma contratação mais assertiva diminuirá o índice de turnover e consequentemente custos com admissões mal feitas.
É importante salientar, que apesar de serem frequentemente considerada como sinônimos, recrutamento e seleção são etapas distintas. O Recrutamento é uma série de técnicas utilizadas para a atração e captação de candidatos potencialmente qualificados para ocupar a vaga. É nesta etapa que são definidas as competências e habilidades a serem exigidas para o cargo e é feita a divulgação da vaga nos canais como redes sociais, sites de emprego dentre outros para atrair candidatos interessados. Estando em posse dos currículos, passa-se a etapa de seleção.
É nesta fase que se avalia o perfil do candidato de modo mais detalhado e profundo. Para escolher o profissional, o recrutador fará a análise de currículos, dinâmicas, entrevistas, testes práticos e comportamentais de modo a identificar se as competências estão de acordo com o perfil da vaga. As etapas da seleção devem ter sido definidas ainda no planejamento da vaga, definindo por aquelas pertinentes ao cargo e ao perfil do profissional a ser contratado.
O Recrutamento pode ser de três tipos: interno, externo ou misto. O Recrutamento interno é feito dentro da empresa através de remanejamento de seus próprios funcionários. Algumas de suas vantagens são diminuição do tempo e custo do processo e mais fácil identificação do candidato ideal visto que já se conhece o colaborador. No recrutamento externo a empresa procura preencher as vagas com pessoas de fora que serão atraídos e buscados no mercado pelas técnicas de captação. Já o recrutamento misto é a busca por candidatos internamente e externamente para ocupar a vaga.
O modelo de recrutamento a ser escolhido dependerá da necessidade da empresa e características da vaga. Para se fazer um bom processo de recrutamento e seleção é preciso ter um bom planejamento deste a definição da vaga até o onboarding, com a inserção do profissional contratado no dia a dia da atividade.