O recrutamento e seleção exigem do recrutador uma capacidade de reconhecer os valores pessoais dos candidatos e organizacionais, porém, este processo pode ser influenciado por vieses inconscientes. Para realizar essa avaliação comportamental, de modo mais imparcial, a tecnologia tem papel importante. É possível cadastrar os critérios desejados a serem avaliados antes mesmo da leitura do currículo e diminuir significativamente o número de currículos a ser feita a leitura. Ganha-se agilidade no processo e precisão nos dados.
O desafio é entender e definir as qualificações necessárias para as vagas e relacionar estas habilidades com os aspectos da cultura organizacional, é encontrar o candidato que tenha as competências certas e que compartilhe também dos valores da empresa. Para isso, é essencial definir a estratégia a ser seguida desde a atração dos candidatos até o onboarding.
Fazer algumas perguntas no planejamento do recrutamento auxilia na hora da definição da vaga, por exemplo: qual o motivo e/ou o porquê que está trazendo uma nova pessoa para organização? É uma reposição? Uma contratação estratégica ou operacional? É uma contratação de uma liderança? Essa contratação causará uma grande mudança ou impacto no grupo? As respostas dessas perguntas serão fundamentais no desenho da vaga.
Outro ponto interessante a se levar em consideração é o perfil da atual equipe na qual irá ingressar esse novo profissional. Fazer uma análise comportamental da equipe pode ser uma boa estratégia para identificar as características comuns e aumentar a aceitação do novo profissional pelo grupo.
Com a ajuda da tecnologia ainda é possível realizar testes comportamentais e práticos a fim de certificar se as competências apresentadas nos currículos são adequadas às necessidades da empresa. O risco de contratar a pessoa errada diminui bastante. Outra vantagem é que os sistemas automatizados podem ser utilizados pela empresa para definição de avaliações de desempenho e performance da equipe, diminuindo a parcialidade nas avaliações, auxiliando no aumento da produtividade e engajamento dos gestores e colaboradores.
A tendência é a ampliação do uso da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção e nos demais processos da gestão de pessoas. Com base na grande quantidade de dados fornecidos pelos sistemas poderá expandir o trabalho do gestor de pessoas para a parte estratégica da empresa, na definição de metas, comunicação interna, treinamentos e ações que contribuam para o crescimento da empresa e na avaliação de seus resultados.