O Recursos Humanos é a área dentro da empresa que gerencia os processos e serviços que dizem respeito aos colaboradores como controle de folhas salariais, benefícios, contratação e demissão de funcionários, estes e muitos outros serviços fazem parte da rotina de gerenciamento do departamento pessoal. Esse viés muito operacional é oriundo da Era Industrial na qual as empresas focavam na produção em larga escala e o trabalhador era visto como um recurso e/ou ativo que precisava ser gerenciado.
No entanto, a sociedade passou por grandes transformações e esse conceito vem sofrendo mudanças. As pessoas não são mais vistas como recursos e sim por suas competências, seu conhecimento. Na Era Digital, a organização deve adquirir o compromisso e confiança do colaborador para que ele se engaje e faça a diferença no dia a dia da organização.
A partir desse olhar é que surge o novo conceito de Gestão Humana a fim de buscar a valorização das pessoas, suas competências, seu desenvolvimento e como isso pode contribuir para o crescimento organizacional. Neste cenário, o profissional de Recursos Humanos deixa de ter um olhar técnico operacional para ter uma visão ampla, estratégica para com os colaboradores e gestores da empresa.
São muito os desafios a serem enfrentados pelos profissionais da área, mas, o mais importante é ter em mente que para se ter uma equipe de sucesso é fundamental que os colaboradores estejam alinhados à cultura da empresa. Além disto, para reter um bom profissional não basta oferecer apenas bons benefícios, a empresa precisa estar alinhada também aos objetivos pessoais, o que o motiva e faz sentir-se engajado com a organização.