“As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos.” Peter Drucker.
Com certeza você já deve ter ouvido essa a famosa frase e este é um dos principais problemas das empresas, a rotatividade de funcionários.
Contratações mal feitas são alguns dos motivos que frequentes de demissões e, por isso, cada vez mais é necessária a mudança nos critérios a serem avaliados durante um processo de recrutamento e seleção.
Muito além das capacidades e conhecimentos técnicos apresentados no currículo, devem ser avaliadas as soft skills, que são as habilidades comportamentais do candidato que definem como interage com outras pessoas e o ambiente no seu entorno.
Algumas das habilidades mais desejadas em um candidato, por exemplo, são as habilidades de comunicação e negociação, liderança, empreendedorismo, adaptabilidade. Para a assertividade na avaliação, devem ser definidas no planejamento da vaga quais são as soft skills necessárias para a atividade e todo o processo deve ser bem estruturado com entrevistas comportamentais, dinâmicas, testes psicológicos a fim de fazer uma avaliação mais detalhada dos candidatos.
Para isto, tem ganhado destaque diversos mecanismos de automação e aplicação de testes antes mesmo de uma entrevista para selecionar para as próximas fases aqueles candidatos que o perfil está mais de acordo com a atividade e o que é buscado pela empresa. As ferramentas de mapeamento comportamental ajudarão a identificar os perfis predominantes nos candidatos de forma imparcial, sem pré-julgamentos e com isso escolher o candidato que preencha todos os requisitos para adaptar-se à cultura organizacional.